Como planejar uma viagem solo

Mesmo vivendo em um mundo hiperconectado, com tantos conteúdos na internet e soluções tecnológicas focadas em viagens, transporte e segurança, viajar sozinha (o) ainda é um desafiador para muitas pessoas.

A experiência em si pode ser desconfortável se forem ponderadas as adversidades e imprevistos que podem acontecer quando embarcamos pela primeira vez em uma aventura! Seja por medo da localização, de estar em um lugar que não conhece ou até mesmo por ter de se virar sozinha, saiba que existem muitas maneiras de planejar e organizar uma viagem solo e desfrutar de uma jornada com a melhor companhia que existe: VOCÊ.

Abaixo, separei algumas dicas para que você possa encarar essa jornada:

1 – Localização:

Escolha um destino que seja interessante para você. Sabe aquele lugar que você sempre quis conhecer? Quem sabe essa não é a oportunidade de ir sozinha (o)? Sempre importante pesquisar o local, entender o que tem próximo, como é a locomoção via apps de transporte e o próprio transporte público. Se você vai encarar a aventura pela primeira vez, escolha lugares que já tenha um alto volume de turismo, assim, a chance de passar perrengue será menor.

2 – Onde se hospedar:

Eu sempre aconselho buscar hospedagens no Booking. Lá, encontramos a opinião de muitos viajantes que podem dar dicas e te livrar de uma furada. Eu sempre escolho lugares próximos aos centros urbanos para poder me locomover com facilidade e ter comércio e lazer perto de mim. Na maioria das minhas viagens solos, escolhi ficar em Hostel. Pode parecer estranho, no principio, dividir o quarto com desconhecidos. Mas, esses lugares são ótimos para você conhecer pessoas que estão vivendo as mesmas aventuras, trocar experiências e até participar da programação do local.

3 – Deixe seus amigos e/ou familiares avisados:

Compartilhe sua localização com familiares e/ou amigos. Caso queira ter mais privacidade, pelo menos deixe com algum contato o endereço correto de onde você estará hospedada.

4 – Passeios:

Prezando pela segurança e pela qualidade do passeio, recomendo sempre pesquisar passeios em grupo na internet. Sites como: Trip Advisor, Melhores Destinos e Get Your Tickets podem te auxiliar no planejamento e na compra das melhores experiências locais.

5 – Invista em chip de internet:

A ideia é se divertir, certo? Então, se puder, garanta um chip internacional para que você tenha internet em todo tempo: seja para fazer consultas ou manter contato com amigos e familiares. Sempre bom ter um Google Maps na palma da mão, poder pedir um Uber ou conseguir fazer uma pesquisa de última hora. Esses chips podem ser comprados no aeroporto do Brasil, pela internet: America Chip.

6 – Não pode faltar na mala:

Doleira (aquelas pochetes que usamos debaixo da roupa), cadeados para mala e/ou locker e um bom tripé ou suporte de celular para garantir boas fotos e recordações.

7 – O seguro morreu de velho!

Se você vai viajar para fora do país, garanta um seguro viagem. Melhor estar protegido do que passar por sufoco fora do seu país e sozinha.

8 – Mente aberta:

Aproveite essa oportunidade para se conectar com o local, com novas culturas e experiências e com as pessoas. Tire um tempo para apreciar a jornada e também para olhar pra dentro. Acredite, impossível voltar do mesmo jeito que partiu. 😉

reboredo

Voltar ao topo